criar site elevadores fazer site joomla itaquera criao de sites hospedagem joomla hospedagem site gratis

Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais

Pré-Escolar

1º Ciclo do Ensino Básico

Calendário

Março 2024
STQQSSD
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Designed by:
Escola Embaixadora Parlamento Europeu

 

Programa "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu"

 
 


O Programa "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu" é um programa pedagógico destinado às escolas do ensino secundário regular e alunos do ensino profissional.

Tem como objetivos: 

  • a compreensão, por parte dos jovens, da importância do voto nas eleições europeias de 2019;
  • promover a consciencialização para a Europa/União Europeia e para a democracia parlamentar europeia entre os jovens;
  • proporcionar-lhes um conhecimento ativo sobre a União Europeia em geral e o Parlamento Europeu em particular.
 

Padlet 

Para aceder a este padlet do seu tablet ou telefone, digitalize o código do nosso aplicativo móvel.

Código QR para este padlet
InfoPadlet - Aceda Aqui


 
Infopoint Europa

 

SÍTIOS

 

Parlamento Europeu em Portugal

Facebook - Parlamento Europeu - Gabinete em Portugal

Facebook - European Parliament Ambassador School Programme

Rede Europeia Anti-Pobreza

Europe Direct Bragança

 


 O QUE É SER CIDADÃO EUROPEU?

·         Os cidadãos da União Europeia podem circular, residir e trabalhar em qualquer ponto da União.

·         A União Europeia incentiva e financia programas especialmente nas áreas da educação e da cultura, que aproximam os cidadãos uns dos outros.

·         As pessoas reconhecem símbolos de uma identidade europeia partilhada, como a moeda única, a bandeira e o hino da União Europeia.

·         Está a emergir uma “esfera pública europeia”, com partidos políticos europeus. De cinco em cinco anos, os cidadãos votam para um novo Parlamento Europeu, que por sua vez elege a Comissão Europeia.

·         A consciência de pertencer à União Europeia só gradualmente se desenvolverá, à medida que a União Europeia conseguir atingir resultados concretos e explicar com maior clareza o que está a fazer pelas pessoas.

 

 

O MERCADO ÚNICO

·         O mercado único é uma das maiores realizações da União Europeia. Gradualmente, as restrições ao comércio livre e à livre concorrência entre os Estados-Membros foram sendo eliminadas, contribuindo para a melhoria dos níveis de vida;

·         As “quatros liberdades” constituem a base do mercado único: livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais;

·         Ao longo dos anos, a União Europeia tem introduzido uma série de políticas (de transporte, concorrência, etc…) que ajudam a garantir que a abertura do mercado interno beneficia o maior número possível de empresas e consumidores;

·         O mercado interno ainda não se tornou uma economia única: alguns setores, de atividade (em especial, os serviços de interesse público) continuam a estar sujeitos às leis nacionais. A livre prestação de serviços é positiva, porque estimula a atividade económica;

·         A crise financeira que teve início em 2008 levou a União Europeia a criar uma “união bancária” com regras mais rigorosas sobre a proteção das poupanças e uma supervisão comum europeia para os bancos.

 

O EURO

·         O euro é a moeda única da União Europeia, partilhada por 19 dos 28 Estados-Membros;

·         O euro comporta vantagens consideráveis para os consumidores europeus. Os viajantes são poupados ao custo e ao incómodo de terem de cambiar moeda. Os compradores podem comprar diretamente nos diferentes países. O Banco Central Europeu assegura a estabilidade dos preços.

 

 

A CRIAÇÃO DE INVESTIMENTO E CRESCIMENTO NA ECONOMIA DIGITAL

A Política Económica da União Europeia tem por objetivo:

·         dar resposta à globalização e à crise económica, tornando a economia europeia novamente competitiva;

·         garantir: crescimento inteligente: promover o conhecimento, a inovação, a educação e a sociedade digital; crescimento sustentável: promover uma economia mais eficiente em termos de utilização dos recursos, mais ecológica e mais competitiva;

·         promover o crescimento inclusivo: fomentar uma economia com níveis elevados de emprego que assegure a coesão social e territorial.

 

 

UMA EUROPA DE LIBERDADE DE SEGURANÇA E DE JUSTIÇA

 

·         A abertura das fronteiras internas entre Estados- Membros da União Europeia tem nítidas vantagens para o cidadão, permitindo-lhe viajar livremente sem ter de se sujeitar a controlos.

·         Os Estados – Membros podem reintroduzir determinados controlos com o intuito de manter a ordem pública ( cooperação nos domínios da polícia e da justiça para que se combata eficazmente o crime organizado, o terrorismo, a imigração clandestina e o tráfico de seres humanos e drogas).

·         O número de requerentes de asilo que chegam à Europa oriundos de zonas de conflito como a Síria exerce pressão sobre os europeus para pôr em prática uma política de asilo coerente e um controlo eficaz das fronteiras externas da União Europeia.

 

A UNIÃO EUROPEIA NA CENA MUNDIAL

 

·         A União Europeia exerce maior influência na cena mundial quando fala a uma só voz em questões internacionais, como negociações comerciais.

·         Em 2009 o Conselho Europeu passou a ter um Presidente permanente e foi nomeada a primeira alta - representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

·         Na área da defesa, cada país da União Europeia, independentemente de ser membro da NATO ou de ter um estatuto de neutralidade, mantém plena soberania. No entanto, os Estados-Membros estaõ a desenvolver uma cooperação militar em missões de manutenção de paz.

·         A União Europeia é um dos principais atores do comércio internacional e, no seio da Organização Mundial do Comércio, trabalha a favor da abertura dos mercados e de um sistema de comércio baseado em regras.

·         Por razões históricas e geográficas, a União Europeia dedica uma atenção especial a áfrica (através de políticas de ajuda ao desenvolvimento, preferências comerciais, ajuda alimentar e promoção dos respeito pelos direitos humanos).

·         Os graves problemas de segurança nas regiões da Ucrânia, da Síria e do Sara dão á União Europeia maior motivação para reforçar a sua cooperação em matéria de política externa e de segurança, a fim de proteger os seus valores, interesses e segurança comuns.

 

 

 

QUE FUTURO PARA A EUROPA

·         ” A Europa não se fará de um golpe, nem numa construção de conjunto: far-se-á por meio de realizações concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto.”

·         Esta afirmação, que data de 1950, ainda hoje se aplica. Mas quais os principais desafios que a Europa terá de enfrentar nos anos vindouros?

 

 

ENTRE EM CONTACTO COM A UNIÃO EUROPEIA

@ EM LINHA

O sítio web Europa contém informações em todas as línguas oficiais da União Europeia: europa.eu

 

PESSOALMENTE

Há centenas de centros de informação sobre a União Europeia espalhados por toda a Europa. Poderá encontrar o endereço do centro mais próximo neste sítio web:

europedirect.europa.eu

 

POR TELEFONE OU CORREIO ELETRÓNICO

Europe Direct é um serviço que responde a perguntas sobre a União Europeia. Pode contactar este serviço por telefone, através do número gratuito 00 800 67891011 (alguns operadores de telefonia móvel não permitem o acesso aos números iniciados por 00 800 ou cobram estas chamadas) – se estiver fora da União Europeia, através do seguinte número pago: +32 22999696 – ou por correio eletrónico via europedirect.europa.eu

 

LEIA AS PUBLICAÇÕES SOBRE A EUROPA

Basta um clique para  aceder a publicações sobre a União Europeia no sítio web

EU BOOKSHOP:

bookshop.europa.eu

 

 

 

 

 

REPRESENTAÇÃO EM PORTUGAL

 

Representação da Comissão Europeia

Largo Jean Monnet, 1-10

1269-068 Lisboa

+351 213509800

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Ec.europa.eu/Portugal

 

Gabinete do Parlamento Europeu

Largo Jean Monnet, 1-6

1269 – 070 Lisboa

+351 213504900

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

www.parleurop.pt

 

Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Palácio da Cova da Moura

Rua da Cova da Moura, 1

1350 115 Lisboa

+351 211225000

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

www.eurocid.pt