criar site elevadores fazer site joomla itaquera criaÁ„o de sites hospedagem joomla hospedagem site gratis

Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais

Pré-Escolar

1¬ļ Ciclo do Ensino B√°sico

Calend√°rio

Setembro 2018
STQQSSD
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Designed by:
Escola Embaixadora Parlamento Europeu

 

Programa "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu"

 
 


O Programa "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu" é um programa pedagógico destinado às escolas do ensino secundário regular e alunos do ensino profissional.

Tem como objetivos: 

  • a compreens√£o, por parte dos jovens, da import√Ęncia do voto nas elei√ß√Ķes europeias de 2019;
  • promover a consciencializa√ß√£o para a Europa/Uni√£o Europeia e para a democracia parlamentar europeia entre os jovens;
  • proporcionar-lhes um conhecimento ativo sobre a Uni√£o Europeia em geral e o Parlamento Europeu em particular.
 

Padlet 

Para aceder a este padlet do seu tablet ou telefone, digitalize o código do nosso aplicativo móvel.

Código QR para este padlet
InfoPadlet - Aceda Aqui


 
Infopoint Europa

 

S√ćTIOS

 

Parlamento Europeu em Portugal

Facebook - Parlamento Europeu - Gabinete em Portugal

Facebook - European Parliament Ambassador School Programme

Rede Europeia Anti-Pobreza

Europe Direct Bragança

 


¬†O QUE √Č SER CIDAD√ÉO EUROPEU?

·         Os cidadãos da União Europeia podem circular, residir e trabalhar em qualquer ponto da União.

·         A União Europeia incentiva e financia programas especialmente nas áreas da educação e da cultura, que aproximam os cidadãos uns dos outros.

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† As pessoas reconhecem s√≠mbolos de uma identidade europeia partilhada, como a moeda √ļnica, a bandeira e o hino da Uni√£o Europeia.

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Est√° a emergir uma ‚Äúesfera p√ļblica europeia‚ÄĚ, com partidos pol√≠ticos europeus. De cinco em cinco anos, os cidad√£os votam para um novo Parlamento Europeu, que por sua vez elege a Comiss√£o Europeia.

·         A consciência de pertencer à União Europeia só gradualmente se desenvolverá, à medida que a União Europeia conseguir atingir resultados concretos e explicar com maior clareza o que está a fazer pelas pessoas.

 

 

O MERCADO √öNICO

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O mercado √ļnico √© uma das maiores realiza√ß√Ķes da Uni√£o Europeia. Gradualmente, as restri√ß√Ķes ao com√©rcio livre e √† livre concorr√™ncia entre os Estados-Membros foram sendo eliminadas, contribuindo para a melhoria dos n√≠veis de vida;

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† As ‚Äúquatros liberdades‚ÄĚ constituem a base do mercado √ļnico: livre circula√ß√£o de pessoas, bens, servi√ßos e capitais;

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Ao longo dos anos, a Uni√£o Europeia tem introduzido uma s√©rie de pol√≠ticas (de transporte, concorr√™ncia, etc‚Ķ) que ajudam a garantir que a abertura do mercado interno beneficia o maior n√ļmero poss√≠vel de empresas e consumidores;

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O mercado interno ainda n√£o se tornou uma economia √ļnica: alguns setores, de atividade (em especial, os servi√ßos de interesse p√ļblico) continuam a estar sujeitos √†s leis nacionais. A livre presta√ß√£o de servi√ßos √© positiva, porque estimula a atividade econ√≥mica;

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A crise financeira que teve in√≠cio em 2008 levou a Uni√£o Europeia a criar uma ‚Äúuni√£o banc√°ria‚ÄĚ com regras mais rigorosas sobre a prote√ß√£o das poupan√ßas e uma supervis√£o comum europeia para os bancos.

 

O EURO

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O euro √© a moeda √ļnica da Uni√£o Europeia, partilhada por 19 dos 28 Estados-Membros;

·         O euro comporta vantagens consideráveis para os consumidores europeus. Os viajantes são poupados ao custo e ao incómodo de terem de cambiar moeda. Os compradores podem comprar diretamente nos diferentes países. O Banco Central Europeu assegura a estabilidade dos preços.

 

 

A CRIAÇÃO DE INVESTIMENTO E CRESCIMENTO NA ECONOMIA DIGITAL

A Política Económica da União Europeia tem por objetivo:

·         dar resposta à globalização e à crise económica, tornando a economia europeia novamente competitiva;

·         garantir: crescimento inteligente: promover o conhecimento, a inovação, a educação e a sociedade digital; crescimento sustentável: promover uma economia mais eficiente em termos de utilização dos recursos, mais ecológica e mais competitiva;

·         promover o crescimento inclusivo: fomentar uma economia com níveis elevados de emprego que assegure a coesão social e territorial.

 

 

UMA EUROPA DE LIBERDADE DE SEGURANÇA E DE JUSTIÇA

 

·         A abertura das fronteiras internas entre Estados- Membros da União Europeia tem nítidas vantagens para o cidadão, permitindo-lhe viajar livremente sem ter de se sujeitar a controlos.

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Os Estados ‚Äď Membros podem reintroduzir determinados controlos com o intuito de manter a ordem p√ļblica ( coopera√ß√£o nos dom√≠nios da pol√≠cia e da justi√ßa para que se combata eficazmente o crime organizado, o terrorismo, a imigra√ß√£o clandestina e o tr√°fico de seres humanos e drogas).

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O n√ļmero de requerentes de asilo que chegam √† Europa oriundos de zonas de conflito como a S√≠ria exerce press√£o sobre os europeus para p√īr em pr√°tica uma pol√≠tica de asilo coerente e um controlo eficaz das fronteiras externas da Uni√£o Europeia.

 

A UNIÃO EUROPEIA NA CENA MUNDIAL

 

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† A Uni√£o Europeia exerce maior influ√™ncia na cena mundial quando fala a uma s√≥ voz em quest√Ķes internacionais, como negocia√ß√Ķes comerciais.

·         Em 2009 o Conselho Europeu passou a ter um Presidente permanente e foi nomeada a primeira alta - representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Na √°rea da defesa, cada pa√≠s da Uni√£o Europeia, independentemente de ser membro da NATO ou de ter um estatuto de neutralidade, mant√©m plena soberania. No entanto, os Estados-Membros esta√Ķ a desenvolver uma coopera√ß√£o militar em miss√Ķes de manuten√ß√£o de paz.

·         A União Europeia é um dos principais atores do comércio internacional e, no seio da Organização Mundial do Comércio, trabalha a favor da abertura dos mercados e de um sistema de comércio baseado em regras.

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Por raz√Ķes hist√≥ricas e geogr√°ficas, a Uni√£o Europeia dedica uma aten√ß√£o especial a √°frica (atrav√©s de pol√≠ticas de ajuda ao desenvolvimento, prefer√™ncias comerciais, ajuda alimentar e promo√ß√£o dos respeito pelos direitos humanos).

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Os graves problemas de seguran√ßa nas regi√Ķes da Ucr√Ęnia, da S√≠ria e do Sara d√£o √° Uni√£o Europeia maior motiva√ß√£o para refor√ßar a sua coopera√ß√£o em mat√©ria de pol√≠tica externa e de seguran√ßa, a fim de proteger os seus valores, interesses e seguran√ßa comuns.

 

 

 

QUE FUTURO PARA A EUROPA

¬∑¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† ‚ÄĚ A Europa n√£o se far√° de um golpe, nem numa constru√ß√£o de conjunto: far-se-√° por meio de realiza√ß√Ķes concretas que criem em primeiro lugar uma solidariedade de facto.‚ÄĚ

·         Esta afirmação, que data de 1950, ainda hoje se aplica. Mas quais os principais desafios que a Europa terá de enfrentar nos anos vindouros?

 

 

ENTRE EM CONTACTO COM A UNIÃO EUROPEIA

@ EM LINHA

O s√≠tio web Europa cont√©m informa√ß√Ķes em todas as l√≠nguas oficiais da Uni√£o Europeia: europa.eu

 

PESSOALMENTE

Há centenas de centros de informação sobre a União Europeia espalhados por toda a Europa. Poderá encontrar o endereço do centro mais próximo neste sítio web:

europedirect.europa.eu

 

POR TELEFONE OU CORREIO ELETR√ďNICO

Europe Direct √© um servi√ßo que responde a perguntas sobre a Uni√£o Europeia. Pode contactar este servi√ßo por telefone, atrav√©s do n√ļmero gratuito 00 800 67891011 (alguns operadores de telefonia m√≥vel n√£o permitem o acesso aos n√ļmeros iniciados por 00 800 ou cobram estas chamadas) ‚Äď se estiver fora da Uni√£o Europeia, atrav√©s do seguinte n√ļmero pago: +32 22999696 ‚Äď ou por correio eletr√≥nico via europedirect.europa.eu

 

LEIA AS PUBLICA√á√ēES SOBRE A EUROPA

Basta um clique para¬† aceder a publica√ß√Ķes sobre a Uni√£o Europeia no s√≠tio web

EU BOOKSHOP:

bookshop.europa.eu

 

 

 

 

 

REPRESENTAÇÃO EM PORTUGAL

 

Representação da Comissão Europeia

Largo Jean Monnet, 1-10

1269-068 Lisboa

+351 213509800

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Ec.europa.eu/Portugal

 

Gabinete do Parlamento Europeu

Largo Jean Monnet, 1-6

1269 ‚Äď 070 Lisboa

+351 213504900

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

www.parleurop.pt

 

Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Pal√°cio da Cova da Moura

Rua da Cova da Moura, 1

1350 115 Lisboa

+351 211225000

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

www.eurocid.pt