criar site elevadores fazer site joomla itaquera criaÁ„o de sites hospedagem joomla hospedagem site gratis

Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais

Pré-Escolar

1¬ļ Ciclo do Ensino B√°sico

Calend√°rio

Dezembro 2018
STQQSSD
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Designed by:
UEEA

 

 

UEEA - Vinhais

 

¬† ¬† ¬†A Unidade de Ensino Estruturado para a Educa√ß√£o de Alunos com Perturba√ß√Ķes do Espectro do Autismo (UEEA) de Vinhais situa-se na escola sede do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais.

             O seu funcionamento teve inicio no ano letivo 2009/2010.

O hor√°rio de funcionamento √© das 9h00 √†s 17h40. √Č frequentada por sete alunos com Perturba√ß√Ķes do Espetro do Autismo (PEA).

Exercem fun√ß√Ķes, nesta UEEA, duas Docentes de Educa√ß√£o Especial e duas Assistentes Operacionais.

As terapias existentes s√£o: Psicologia, Psicomotricidade, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Balneoterapia, Musicoterapia, Terapia Expressiva.

Os alunos usufruem de outras atividades: Expressão Plástica; Relaxação, Educação Física Adaptada e Desporto Escolar (Boccia).

O ensino estruturado consiste num dos aspetos pedagógicos mais importantes do modelo TEACCH. A filosofia deste modelo tem como objetivo principal ajudar a criança com PEA a crescer e a melhorar os seus desempenhos e capacidades adaptativas de modo a atingir o máximo de autonomia ao longo da vida.

Numa perspectiva educacional o foco do modelo TEACCH está no ensino de capacidades de comunicação, organização e prazer na partilha social. Centra-se nas áreas fortes (processamento visual, memorização de rotinas funcionais e interesses especiais) podendo ser adaptado a necessidades individuais e a diferentes níveis de funcionamento.

 

Os objetivos da UEEA s√£o:

√ľ¬†¬†¬†¬† Criar ambientes securizantes com √°reas bem definidas e delimitadas;

√ľ¬†¬†¬†¬† Proporcionar um espa√ßo adequado √† sensibilidade sensorial de cada aluno;

√ľ¬†¬†¬†¬† Informar clara e objetivamente, com apoio em suportes visuais, a sequ√™ncia das rotinas;¬†

√ľ¬†¬†¬†¬† Promover situa√ß√Ķes de ensino individualizado direcionadas para o desenvolvimento da comunica√ß√£o, intera√ß√£o e autonomia.

 

 

 

A sala est√° dividida em sete √°reas de aprendizagem:

 

 

 

√ĀREA DE TRANSI√á√ÉO

 

Nesta √°rea est√£o os hor√°rios individuais que orientam as atividades di√°rias de cada aluno. As pistas visuais (cart√Ķes) informam sobre onde, quando e o que fazer durante o dia, possibilitando planificar, de forma previs√≠vel, as mudan√ßas que ocorrem ao longo do dia, ajudando o aluno a superar a resist√™ncia √† mudan√ßa ou as altera√ß√Ķes de rotina, mesmo em situa√ß√Ķes que possam parecer pouco significativas.

Dar ao aluno a noção de sequência temporal, facilita a compreensão de ordens verbais, ajuda a diminuir os problemas de comportamento e desenvolve a autonomia.

O aluno dirige-se a esta zona da sala sempre que termine uma atividade ou que necessite de consultar o seu hor√°rio individual.

Os toques da escola indicam ao aluno que se deve dirigir a esta zona. 

 

 

 

 

 

 

 

√ĀREA DE REUNI√ÉO¬†

  

Nesta √°rea desenvolvem-se atividades que promovem a comunica√ß√£o e a intera√ß√£o social (explorar o tempo, calend√°rio, mapas de presen√ßas; explorar objetos, imagens, sons, cantar can√ß√Ķes; ouvir hist√≥rias; aprender a escolher; imitar batimentos, gestos, a√ß√Ķes; aprender a estar sentado; organizar/relatar experi√™ncias vividas; generalizar aprendizagens em conjunto).

 

 

 

 

 

√ĀREA DE APRENDER

 

A área de Aprender é o espaço de ensino individualizado, sem estímulos distratores, onde se desenvolve a atenção e a concentração, ao mesmo tempo que novas competências e tarefas são trabalhadas e consolidadas com o aluno.

 

 

 

 

 

 

√ĀREA DE TRABALHAR

 

 

√Č a √°rea na qual se pretende que o aluno realize de forma aut√≥noma as atividades j√° aprendidas. Cada aluno tem a sua √°rea de trabalhar.

 

 

 

 

 

 


√ĀREA DE TRABALHAR EM GRUPO

√Č a √°rea na qual todo o grupo poder√° desenvolver trabalhos em conjunto. Prioriza-se o desenvolvimento de atividades expressivas como musicais, pl√°sticas e outras; jogos de grupo (lotos, domin√≥s, jogos da mem√≥ria‚Ķ).

 

√ĀREA DE BRINCAR

Este local destina-se a: aprender a relaxar; permitir as estereotipias; ver filmes, aprender a brincar (com a presença do adulto); trabalhar o jogo simbólico.

 

√ĀREA DO COMPUTADOR

Esta área pode ser utilizada de forma autónoma, com ajuda, ou em parceria, aprendendo a esperar, a dar a vez e a executar uma atividade partilhada.

As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser utilizadas para ultrapassar eventuais dificuldades de reprodução gráfica, generalização de aprendizagens, de atenção e motivação.

 

  

Atividades

 

Visita dos alunos de 5¬ļ ano √† UEEA para conhecerem a sua din√Ęmica e visionarem um filme sobre o Autismo ‚ÄúOs Her√≥is da Lua‚ÄĚ.