criar site elevadores fazer site joomla itaquera criao de sites hospedagem joomla hospedagem site gratis

Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais

Pré-Escolar

1º Ciclo do Ensino Básico

Calendário

Fevereiro 2023
STQQSSD
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728 
Designed by:
UEEA


 2 de abril - Dia Mundial da Consciencialização do Autismo

 

Programa

Sugestões de atividades

Informações sobre o autismo

Ficha para pintar

Poema

Filmes sobre o Autismo

 

 

 

UEEA - Vinhais

 

     A Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (UEEA) de Vinhais situa-se na escola sede do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais.

             O seu funcionamento teve inicio no ano letivo 2009/2010.

O horário de funcionamento é das 9h00 às 17h40. É frequentada por sete alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA).

Exercem funções, nesta UEEA, duas Docentes de Educação Especial e duas Assistentes Operacionais.

As terapias existentes são: Psicologia, Psicomotricidade, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Balneoterapia, Musicoterapia, Terapia Expressiva.

Os alunos usufruem de outras atividades: Expressão Plástica; Relaxação, Educação Física Adaptada e Desporto Escolar (Boccia).

O ensino estruturado consiste num dos aspetos pedagógicos mais importantes do modelo TEACCH. A filosofia deste modelo tem como objetivo principal ajudar a criança com PEA a crescer e a melhorar os seus desempenhos e capacidades adaptativas de modo a atingir o máximo de autonomia ao longo da vida.

Numa perspectiva educacional o foco do modelo TEACCH está no ensino de capacidades de comunicação, organização e prazer na partilha social. Centra-se nas áreas fortes (processamento visual, memorização de rotinas funcionais e interesses especiais) podendo ser adaptado a necessidades individuais e a diferentes níveis de funcionamento.

 

Os objetivos da UEEA são:

ü     Criar ambientes securizantes com áreas bem definidas e delimitadas;

ü     Proporcionar um espaço adequado à sensibilidade sensorial de cada aluno;

ü     Informar clara e objetivamente, com apoio em suportes visuais, a sequência das rotinas; 

ü     Promover situações de ensino individualizado direcionadas para o desenvolvimento da comunicação, interação e autonomia.

  

A sala está dividida em sete áreas de aprendizagem:

  

ÁREA DE TRANSIÇÃO

 

Nesta área estão os horários individuais que orientam as atividades diárias de cada aluno. As pistas visuais (cartões) informam sobre onde, quando e o que fazer durante o dia, possibilitando planificar, de forma previsível, as mudanças que ocorrem ao longo do dia, ajudando o aluno a superar a resistência à mudança ou as alterações de rotina, mesmo em situações que possam parecer pouco significativas.

Dar ao aluno a noção de sequência temporal, facilita a compreensão de ordens verbais, ajuda a diminuir os problemas de comportamento e desenvolve a autonomia.

O aluno dirige-se a esta zona da sala sempre que termine uma atividade ou que necessite de consultar o seu horário individual.

Os toques da escola indicam ao aluno que se deve dirigir a esta zona. 

 

 

 

 

 

ÁREA DE REUNIÃO 

  

Nesta área desenvolvem-se atividades que promovem a comunicação e a interação social (explorar o tempo, calendário, mapas de presenças; explorar objetos, imagens, sons, cantar canções; ouvir histórias; aprender a escolher; imitar batimentos, gestos, ações; aprender a estar sentado; organizar/relatar experiências vividas; generalizar aprendizagens em conjunto).

 

 

 

 

 

ÁREA DE APRENDER

 

A área de Aprender é o espaço de ensino individualizado, sem estímulos distratores, onde se desenvolve a atenção e a concentração, ao mesmo tempo que novas competências e tarefas são trabalhadas e consolidadas com o aluno.

 

 

 

 

 

 

ÁREA DE TRABALHAR

 

 

É a área na qual se pretende que o aluno realize de forma autónoma as atividades já aprendidas. Cada aluno tem a sua área de trabalhar.

 

 

 

 

 

 


ÁREA DE TRABALHAR EM GRUPO

É a área na qual todo o grupo poderá desenvolver trabalhos em conjunto. Prioriza-se o desenvolvimento de atividades expressivas como musicais, plásticas e outras; jogos de grupo (lotos, dominós, jogos da memória…).

 

ÁREA DE BRINCAR

Este local destina-se a: aprender a relaxar; permitir as estereotipias; ver filmes, aprender a brincar (com a presença do adulto); trabalhar o jogo simbólico.

 

ÁREA DO COMPUTADOR

Esta área pode ser utilizada de forma autónoma, com ajuda, ou em parceria, aprendendo a esperar, a dar a vez e a executar uma atividade partilhada.

As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser utilizadas para ultrapassar eventuais dificuldades de reprodução gráfica, generalização de aprendizagens, de atenção e motivação.

 

  

Atividades

 

Visita dos alunos de 5º ano à UEEA para conhecerem a sua dinâmica e visionarem um filme sobre o Autismo “Os Heróis da Lua”.