2 de abril - Dia Mundial da Consciencialização do Autismo Programa Sugestões de atividades Informações sobre o autismo Ficha para pintar Poema Filmes sobre o Autismo UEEA - Vinhais A Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo (UEEA) de Vinhais situa-se na escola sede do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Vinhais. O seu funcionamento teve inicio no ano letivo 2009/2010. O horário de funcionamento é das 9h00 às 17h40. É frequentada por sete alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA). Exercem funções, nesta UEEA, duas Docentes de Educação Especial e duas Assistentes Operacionais. As terapias existentes são: Psicologia, Psicomotricidade, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Balneoterapia, Musicoterapia, Terapia Expressiva. Os alunos usufruem de outras atividades: Expressão Plástica; Relaxação, Educação Física Adaptada e Desporto Escolar (Boccia). O ensino estruturado consiste num dos aspetos pedagógicos mais importantes do modelo TEACCH. A filosofia deste modelo tem como objetivo principal ajudar a criança com PEA a crescer e a melhorar os seus desempenhos e capacidades adaptativas de modo a atingir o máximo de autonomia ao longo da vida. Numa perspectiva educacional o foco do modelo TEACCH está no ensino de capacidades de comunicação, organização e prazer na partilha social. Centra-se nas áreas fortes (processamento visual, memorização de rotinas funcionais e interesses especiais) podendo ser adaptado a necessidades individuais e a diferentes níveis de funcionamento. Os objetivos da UEEA são: ü Criar ambientes securizantes com áreas bem definidas e delimitadas; ü Proporcionar um espaço adequado à sensibilidade sensorial de cada aluno; ü Informar clara e objetivamente, com apoio em suportes visuais, a sequência das rotinas; ü Promover situações de ensino individualizado direcionadas para o desenvolvimento da comunicação, interação e autonomia. A sala está dividida em sete áreas de aprendizagem: 
ÁREA DE TRANSIÇÃO Nesta área estão os horários individuais que orientam as atividades diárias de cada aluno. As pistas visuais (cartões) informam sobre onde, quando e o que fazer durante o dia, possibilitando planificar, de forma previsível, as mudanças que ocorrem ao longo do dia, ajudando o aluno a superar a resistência à mudança ou as alterações de rotina, mesmo em situações que possam parecer pouco significativas. Dar ao aluno a noção de sequência temporal, facilita a compreensão de ordens verbais, ajuda a diminuir os problemas de comportamento e desenvolve a autonomia. O aluno dirige-se a esta zona da sala sempre que termine uma atividade ou que necessite de consultar o seu horário individual. Os toques da escola indicam ao aluno que se deve dirigir a esta zona. 
ÁREA DE REUNIÃO Nesta área desenvolvem-se atividades que promovem a comunicação e a interação social (explorar o tempo, calendário, mapas de presenças; explorar objetos, imagens, sons, cantar canções; ouvir histórias; aprender a escolher; imitar batimentos, gestos, ações; aprender a estar sentado; organizar/relatar experiências vividas; generalizar aprendizagens em conjunto). ÁREA DE APRENDER
A área de Aprender é o espaço de ensino individualizado, sem estímulos distratores, onde se desenvolve a atenção e a concentração, ao mesmo tempo que novas competências e tarefas são trabalhadas e consolidadas com o aluno. ÁREA DE TRABALHAR É a área na qual se pretende que o aluno realize de forma autónoma as atividades já aprendidas. Cada aluno tem a sua área de trabalhar. ÁREA DE TRABALHAR EM GRUPO É a área na qual todo o grupo poderá desenvolver trabalhos em conjunto. Prioriza-se o desenvolvimento de atividades expressivas como musicais, plásticas e outras; jogos de grupo (lotos, dominós, jogos da memória…). ÁREA DE BRINCAR Este local destina-se a: aprender a relaxar; permitir as estereotipias; ver filmes, aprender a brincar (com a presença do adulto); trabalhar o jogo simbólico. ÁREA DO COMPUTADOR Esta área pode ser utilizada de forma autónoma, com ajuda, ou em parceria, aprendendo a esperar, a dar a vez e a executar uma atividade partilhada. As Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser utilizadas para ultrapassar eventuais dificuldades de reprodução gráfica, generalização de aprendizagens, de atenção e motivação. Atividades Visita dos alunos de 5º ano à UEEA para conhecerem a sua dinâmica e visionarem um filme sobre o Autismo “Os Heróis da Lua”. |